VW terá eléctricos à altura da Tesla por metade do preço

Depois do escândalo do Dieselgate a Volkswagen colocou em marcha um plano futuro que assenta na electrificação de todos os seus modelos, sendo que o objectivo passa por vender 150 mil automóveis eléctricos já em 2020.

Pelo caminho, a marca alemã ainda promete fazer esta revolução eléctrica a preços bastante reduzidos, sobretudo quando comparados com os da rival Tesla. Quem o diz é Herbert Diess, CEO da Volkswagen, que num debate no canal de televisão "ZDF" afirmou que "em 2020 teremos veículos eléctricos tão capazes como os da Tesla por metade do preço".

Para manter os preços controlados a VW terá de ser capaz de reduzir o custo das baterias, algo que só será possível de cumprir à medida que as vendas e as encomendas de modelos eléctricos subirem.

A família I.D. será o ponto de partida para esta ofensiva, com particular destaque para o "hatchback" I.D., que se irá chamar Neo. Este é o primeiro de uma gama de automóveis totalmente eléctricos que a VW vai lançar no mercado entre 2019 e 2020. Assente na plataforma MEB, o Neo estará disponível com três níveis de autonomia, sendo que a versão base deverá contar com 330 quilómetros e a proposta topo de gama com 600.

Ainda há uma grande dúvida em torno do preço do VW Neo, mas publicações especializadas como a Electrek garantem que rondará os 25 mil euros, valor que o coloca bastante abaixo do Tesla Model 3, mas longe da "metade" anunciada por Herbert Diess.

Além do Neo estão ainda previstos o SUV I.D. Crozz, a berlina I.D. Vizzion e a furgoneta – do estilo "pão-de-forma" – I.D. Buzz, sendo que a marca alemã já construiu na China, mais propriamente nos arredores de Xangai, a primeira unidade de produção modular para o fabrico dos seus automóveis eléctricos.

Em destaque